Processo Seletivo para a turma 2026 - Mestrado Profissional
Publicado: 02/09/2025 - 15:33
Última modificação: 04/09/2025 - 13:04
Processo de seleção para alunos/as regulares e aluno/a especial para o Programa de Pós-graduação em Educação Básica (PPGPEDU), modalidade Curso de Mestrado Profissional, para ingresso no primeiro semestre de 2026.

Edital PPGPEDU nº 3/2025 - CLIQUE AQUI
Leia todos os itens do Edital com atenção!!
Página do Processo Seletivo no Portal de Seleção da UFU: https://www.portalselecao.ufu.br/servicos/Edital/cronograma/1712
Confira a seguir algumas informações básicas:
NÚMERO DE VAGAS

ETAPAS DO PROCESSO SELETIVO
- Primeira Etapa: Prova escrita, de caráter eliminatório e classificatório, valendo 60 pontos;
- Segunda Etapa: Avaliação do Anteprojeto de Pesquisa, de caráter eliminatório, valendo 20 pontos;
- Terceira Etapa: Avaliação de Currículo dos/as candidatos/as aprovados/as na Primeira Etapa, de caráter classificatório, valendo 20 pontos.
PERÍODO DE INSCRIÇÕES
01/10/2025 a 13/10/2025
As inscrições são feitas no Portal de Seleção da UFU: https://www.portalselecao.ufu.br/servicos/Edital/cronograma/1712
DOCUMENTAÇÃO PARA INSCRIÇÃO
Atenção para a organização dos documentos necessários para se inscrever no Processo Seletivo. Seguem as orientações e os arquivos para preenchimento:

Faça o download do arquivo abaixo e preencha as informações solicitadas.
Anexo | Tamanho |
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Após preencher todas as informações, faça a conversão do arquivo para o formato PDF.
Em seguida organize a documentação exigida no item 4.9 do Edital:
- Requerimento (formulário anteriormente preenchido);
- Certificado de Proficiência em língua portuguesa, se estrangeiro/a não lusófono/a;
- Documento comprobatório correspondente caso o/a candidato/a se inscreva na modalidade de reserva de vagas para Pessoas com Deficiência ou Pretos/as, Pardos/as e Indígenas;
- Diploma de graduação, atestado ou certidão de conclusão do curso de graduação emitida pelo órgão competente;
- Em caso de não conclusão do curso, declaração emitida pela Instituição de Ensino de origem de que até o dia anterior à matrícula no programa terá concluído o curso e colado grau oficialmente;
- Registro civil (certidão de nascimento ou casamento);
- Documento de identidade;
- Comprovante de quitação eleitoral;
- CPF;
- Certificado de reservista, se do sexo masculino.
TODOS esses documentos devem estar no formato PDF e devem ser juntados em um ARQUIVO ÚNICO.
No site https://www.ilovepdf.com/ é possível fazer essa operação e reunir os documentos necessários em um único arquivo que deve ser nomeado como "Documentos pessoais".
O próximo passo é anexar o Anteprojeto de pesquisa. Você pode usar o modelo a seguir:

Anexo | Tamanho |
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ATENÇÃO!!
Em hipótese alguma o/a candidato/a pode se identificar no anteprojeto de pesquisa ou realizar quebra de anonimato.
O arquivo com o Anteprojeto de pesquisa também deve ser convertido para o formato PDF para ser anexado no sistema de inscrição.
O próximo passo é organizar o Formulário de Avaliação de Currículo e os documentos comprobatórios das informações inseridas nesse formulário.

O arquivo referente ao formulário de avaliação do currículo pode ser acessado a seguir:
Anexo | Tamanho |
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![]() | 19.47 KB |
Preencha o Formulário de acordo com os itens que você atende e possui os comprovantes. O Formulário fará o cálculo automaticamente à medida que as informações forem inseridas. Salvar o arquivo em PDF e nomear como o exemplo: "Currículo-MariaSilva"
Organize os documentos comprobatórios correspondentes ao Formulário de Avaliação de Currículo no formato PDF e crie um ARQUIVO ÚNICO contendo esses documentos. Esse arquivo pode ser nomeado como o exemplo "Comprovantes-MariaSilva".
Dessa forma, no sistema de inscrição serão anexados QUATRO arquivos:
- Documentos pessoais;
- Anteprojeto de pesquisa;
- Formulário de avaliação do currículo e
- Comprovantes da avaliação curricular.
Fique atento/a à página do Programa para ter acesso à todas as informações referentes ao Processo Seletivo.
Estamos à disposição para esclarecer suas dúvidas em nossos canais de atendimento.
ATENDIMENTO DA SECRETARIA
PRESENCIAL:
Terças e sextas - 07:30 - 11:30 e 13:00 - 17:00
TELETRABALHO:
Segundas, quartas e quintas - 08:00 - 12:00 e 13:00 - 17:00
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E-mail: secppgpedu@pontal.ufu.br
WhatsApp: (34) 3271-5252 (Link direto aqui)
ANEXOS:
Anexo | Tamanho |
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