Processo Seletivo para a turma 2026 - Mestrado Profissional

Edital PPGPEDU nº 3-2025
por Josely Alves dos Santos
Publicado: 02/09/2025 - 15:33
Última modificação: 04/09/2025 - 13:04
Tipo de Edital: 
Ingresso
Modalidade: 
Mestrado Profissional
Público-alvo: 
Estudante
Professor
Técnico-Administrativo
Comunidade externa

 

Processo de seleção para alunos/as regulares e aluno/a especial para o Programa de Pós-graduação em Educação Básica (PPGPEDU), modalidade Curso de Mestrado Profissional, para ingresso no primeiro semestre de 2026.

 

 

Edital

 

Edital PPGPEDU nº 3/2025 - CLIQUE AQUI

Leia todos os itens do Edital com atenção!!

 

Página do Processo Seletivo no Portal de Seleção da UFU: https://www.portalselecao.ufu.br/servicos/Edital/cronograma/1712

 

Confira a seguir algumas informações básicas:

NÚMERO DE VAGAS

Número de vagas

 

ETAPAS DO PROCESSO SELETIVO

Primeira Etapa: Prova escrita, de caráter eliminatório e classificatório, valendo 60 pontos;

Segunda Etapa: Avaliação do Anteprojeto de Pesquisa, de caráter eliminatório, valendo 20 pontos;

Terceira Etapa: Avaliação de Currículo dos/as candidatos/as aprovados/as na Primeira Etapa, de caráter classificatório, valendo 20 pontos.

 

PERÍODO DE INSCRIÇÕES

01/10/2025 a 13/10/2025

 

As inscrições são feitas no Portal de Seleção da UFU: https://www.portalselecao.ufu.br/servicos/Edital/cronograma/1712

 

DOCUMENTAÇÃO PARA INSCRIÇÃO

Atenção para a organização dos documentos necessários para se inscrever no Processo Seletivo. Seguem as orientações e os arquivos para preenchimento:

 

 

Formulário de inscrição

 

Faça o download do arquivo abaixo e preencha as informações solicitadas.

AnexoTamanho
Arquivo Formulário de inscrição PPGPEDU21.08 KB

 

Após preencher todas as informações, faça a conversão do arquivo para o formato PDF.

Em seguida organize a documentação exigida no item 4.9 do Edital:

- Requerimento (formulário anteriormente preenchido);

- Certificado de Proficiência em língua portuguesa, se estrangeiro/a não lusófono/a;

- Documento comprobatório correspondente caso o/a candidato/a se inscreva na modalidade de reserva de vagas para Pessoas com Deficiência ou Pretos/as, Pardos/as e Indígenas;

- Diploma de graduação, atestado ou certidão de conclusão do curso de graduação emitida pelo órgão competente;

- Em caso de não conclusão do curso, declaração emitida pela Instituição de Ensino de origem de que até o dia anterior à matrícula no programa terá concluído o curso e colado grau oficialmente;

- Registro civil (certidão de nascimento ou casamento);

- Documento de identidade;

- Comprovante de quitação eleitoral;

- CPF;

- Certificado de reservista, se do sexo masculino.

TODOS esses documentos devem estar no formato PDF e devem ser juntados em um ARQUIVO ÚNICO.

No site https://www.ilovepdf.com/ é possível fazer essa operação e reunir os documentos necessários em um único arquivo que deve ser nomeado como "Documentos pessoais".

 

O próximo passo é anexar o Anteprojeto de pesquisa. Você pode usar o modelo a seguir:

 

Anteprojeto de pesquisa
AnexoTamanho
Arquivo Modelo Anteprojeto de pesquisa13.84 KB

 

ATENÇÃO!!

Em hipótese alguma o/a candidato/a pode se identificar no anteprojeto de pesquisa ou realizar quebra de anonimato. 

O arquivo com o Anteprojeto de pesquisa também deve ser convertido para o formato PDF para ser anexado no sistema de inscrição.

 

O próximo passo é organizar o Formulário de Avaliação de Currículo e os documentos comprobatórios das informações inseridas nesse formulário. 

Formulário - Currículo

 

O arquivo referente ao formulário de avaliação do currículo pode ser acessado a seguir: 

AnexoTamanho
Arquivo Formulário de análise curricular19.47 KB

 

Preencha o Formulário de acordo com os itens que você atende e possui os comprovantes. O Formulário fará o cálculo automaticamente à medida que as informações forem inseridas. Salvar o arquivo em PDF e nomear como o exemplo: "Currículo-MariaSilva"

Organize os documentos comprobatórios correspondentes ao Formulário de Avaliação de Currículo no formato PDF e crie um ARQUIVO ÚNICO contendo esses documentos. Esse arquivo pode ser nomeado como o exemplo "Comprovantes-MariaSilva".

Dessa forma, no sistema de inscrição serão anexados QUATRO arquivos: 

- Documentos pessoais;

- Anteprojeto de pesquisa;

- Formulário de avaliação do currículo e

- Comprovantes da avaliação curricular.

 

Fique atento/a à página do Programa para ter acesso à todas as informações referentes ao Processo Seletivo.

Estamos à disposição para esclarecer suas dúvidas em nossos canais de atendimento.

ATENDIMENTO DA SECRETARIA

 

PRESENCIAL:

Terças e sextas - 07:30 - 11:30 e 13:00 - 17:00

TELETRABALHO:

Segundas, quartas e quintas - 08:00 - 12:00 e 13:00 - 17:00

 

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E-mail: secppgpedu@pontal.ufu.br

WhatsApp: (34) 3271-5252 (Link direto aqui)

 

ANEXOS:

Datas Importantes: